Thursday, August 01, 2013

Peste Negra

Quando a Peste Negra chegou à Europa o pessoal entrou, muito justamente, em pânico.
Uma das medidas adoptadas foi o assassinato em massa de gatos, animal tido como portador da doença mas que, daquilo que li, sem qualquer fundamento científico para a crença.
Como hoje se sabe, o portador da doença era o rato e, ainda que hoje no ambiente citadino a coisa esteja mais esquecida, os gatos controlam a população dos ratos. Quando passaram a haver menos gatos para controlar os ratos...

Lembrei-me disto a propósito das teorias da conspiração e similares.
Os tipos que disseram, com autoridade que desconheço, que os culpados eram os gatos não sabiam que os culpados eram, de facto, os ratos. Também não me parece que tenha sido acto de uma companhia de extermínio de ratos que face à ausência de concorrência veria o seu trabalho aumentar na quantidade de extermínio que seria necessário.
O caso deu-se por ausência de informação e ciência e não por maldade ou por outro motivo posterior.
Tenho para mim que ainda hoje é o que acontece com frequência: não planos maquiavélicos ou super à-frente mas apenas ignorância e erro.

Ainda no que concerne aos gatos, há outra parte da questão que me pareceu manifestamente interessante.
Quando o pessoal decidiu que eram os gatos quem transmitia a Peste foi emitida legislação no sentido, em último caso, de condenar à morte quem possuísse um gato. Logo, foi uma enorme ajuda para acabar com eles.
Mas!!!
O pessoal mais rico e que tinha gatos não estava muito virado para matá-los. Como é natural, tinham estima pelo seu animal de estimação e não ligaram para a legislação nem justiça nem nada. Previligiados como eram (e são) sabiam (como sabem) que as leis eram iguais para todos mas que a sua aplicação já não o seriam e que uns eram mais iguais que os outros.

Qual foi a paga para esta atitude do pessoal do dinheiro?
É bastante engraçado!
Como desrespeitaram a lei e mantiveram os seus gatos, foram menos afectados pela Peste porque continuaram a possuir a melhor arma contra ela: os predadores gatos!!

As coisas não mudaram assim tanto, pois não?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home