CONFINAMENTO & ANTÓNIO COSTA & MARCELO REBELO DE SOUSA
E aí vamos nós.
Há meses, quando a merda começou a azedar outra vez, o PM veio dizer que o confinamento geral estava fora de hipótese! o que foi uma coisa divertida de dizer; para muita gente há-de ter parecido uma afirmação de gente confiante mas convém lembrar que a confiança, volta e meia, está de mãos dadas com a ignorância.
Esta afirmação vazia e sem qualquer tipo de suporte (além do não pode ser! o que tem muito pouco de científico) fez-me lembrar o Fukuyama quando, num momento parecido, achou que a história tinha acabado com a queda do Comunismo e a vitória do Capitalismo e do Estado Liberal; um como outro desconhecem que vontades não significam um caralho no mundo real da mesma forma que a Natureza cagou um bocado no alce manco.
Ok. Ignorância? Vontade de evitar pânicos? Não contava com a bazuca e, agora, acha que já aguentamos?
Pá, por um momento vou achar que foi uma destas hipóteses e não carregarei no que realmente me parece ser.
Agora, o António Costa diz que se todos se isolassem de forma espontânea, não seria preciso novo confinamento.
Temos, portanto, o grande estadista que, como o Shaggy, diz wasn´t me!. Espectáculo, não é? Ainda que não fosse - mas é! - isto tem muito pouco de estóico...e, sejamos claros: se as pessoas se portassem bem, não seria precisa polícia e nem tribunais, não é? E se todos pudessem chegar a acordo quando ao que é preciso, também não precisávamos de Estado, não é?
...e o que faria o Costa se não fosse político? Vou imaginar que é jurista...
Ultrapassando esta questão, chegamos ao Natal.
Isto foi a PUTA DA LOUCURA!
O Costa (não me esqueci do Marcelo, claro) terá pensado: Bem, todos os nórdicos e os Alemães e os Franceses e por aí fora estão a criar constrangimentos ao Natal. Estão a dizer quantas pessoas podem comparecer e criar zonas geográficas a não ultrapassar. Mas nós somos muitíssimo mais ordeiros que eles; somos mais organizados e respeitar regras é connosco e não com aqueles chico-espertos! Aqui, vou dizer meus amigos, é sa foda! Vocês sabem o que fazer! Sem limitações!
Sim. Este poderia ser um monólogo na linha da parvoíce da afirmação de não há mais confinamento mas o pior é que não creio ter sido o caso.
O António Costa não fez nada que não esteja em linha com a forma como criou Governo mesmo tendo perdido; não fez nada que não esteja em linha com a permissão da manif do 1º de Maio ou o Avante; não fez nada que não esteja em linha com a vergonhosa manutenção de confiança na Ministra da Justiça (entre outros...).
O PM só quer continuar a ser PM e, por isso, Natal para todos! mas, depois, vem dizer que a culpa é nossa! Demitiu-se de governar mas a culpa é dos outros.
Churchill não é nada quando comparado com o nosso Costa.
Isto é, não só, a PUTA DA LOUCURA como a PUTA DA PALHAÇADA.
Mas e o Marcelo?
Admito que tenho mais dificuldade em entender o que se passou.
A primeira que me ocorre seria o do Catolicismo do Presidente. Será que a há um conflito entre um Estado Laico e um Estado Confessional na cabeça do Marcelo?
A segunda é que terá sido mais um frete pelo apoio do PS à sua candidatura.
...nenhuma das hipóteses me satisfaz mas imbecil o Presidente nunca me pareceu.
Contudo, honra lhe seja feita, não disse que a culpa é dos outros; disse que o Pacto com os Portugueses (linda catchphrase) não funcionou e que o responsável pelo resultado é dele.
Mais estadista que o Costa, num é? Bem, o Tino também. E o Toy. E a Pipoca Mais Doce. E eu.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home