"Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica,[1] através de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, terror, e assim obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo, antes, o resto da população do território."
...................
Definição de terrorismo fornecida pelo Departamento de Defesa dos EUA. Digam lá se isto não se aplica (talvez ainda melhor) a muitos estados não islâmicos...incluindo o fornecedor da Definição?
Saturday, May 12, 2012
Saturday, May 05, 2012
Pingo Doce
A história da semana tem sido a promoção de 50% sobre todos os produtos que o Pingo Doce lançou no dia 1 de Maio, dia do trabalhador. É verdade que há anos houve um acordo oficioso para que as grandes superfícies não abrissem no 1º de Maio, no Natal e no 1º de Janeiro e que esse acordo, pelo menos há 1 ano, foi desrespeitado exactamente no 1º de Maio. É, também, verdade que esta operação poderá ter tido a finalidade de colocar o público ao lado do Pingo Doce porque....50% sobre TUDO é imenso dinheiro. Poderá, ainda, ser verdade que foi uma prova de força no sentido de mostrar que, querendo, malham o pessoal no feriado e a reacção pública é zero porque são mais os beneficiados do que os prejudicados.
Tudo isto é ou pode ser verdade.
No entanto, o que tem deixado mais enervado é uma outra coisa.
.
Ora, porque todo o mundo acorreu a esta promoção aquilo parecia, de facto, o apocalipse. Contrariamente ao que se disse, inclusive pelo próprio Pingo Doce, isto era mais do que previsível; não me levantei às 9 da manhã porque gosto mas porque não tenho particular prazer em andar no meio de gente histérica e, eventualmente, ter de dar uma ou outra pancada em gente menos educada. Eu previ, os outros tiveram de prever...pelo menos os organizadores do "evento".
Agora, a quadrilha política - neste caso a oposição mas isso é indiferente porque seria qualquer oposição e não esta posição - apressou-se a dizer que parecia um país de terceiro mundo - e parecia - e que isto revelava o buraco em que nós estamos porque, em condições normais, não teria sido aquele caos.
Estupidez!!
Esta gente nunca viu uma black friday americana? Esta gente nunca viu pessoal a dormir à porta do IKEA - pelo mundo todo - porque iam vender uma qualquer cena a metade do preço? Esta gente não vê filas desde a meia noite pelo Harry Potter?!
.
Não é a crise - ou não é só a crise - que leva as pessoas a agirem como animais, é qualquer oportunidade de gastar menos, quer por aquilo de que muito se precisa como por aquilo que apenas se quer.
Mas o pessoal tem de ter o que dizer, certo?